atpsfilosofia

383 palavras 2 páginas
Etapa 2- Atividades Práticas Supervisionadas
Passos 1 e 2- Ler e debater a as reportagens
Passos 3- Questionar como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferentes.
Passo 4- Fazer uma reflexão sobre esse quadro, e adotar uma postura filosófica, para falar sobre o assunto.

Desigualdade do Ensino Publica Brasileiro
Depois de analisarmos as reportagens fornecidas, podemos concluir que a diferença do ensino no Brasil envolve diversos fatores como: problemas sociais, culturais, políticos, pedagógicos e estruturais.
Os problemas sociais são aqueles causados pela pobreza, fome, o desemprego e a falta de perspectiva contribuem para o estado da educação. Devido a isso os pais apresentam baixo nível educacional sendo incapazes de acompanhar seus filhos e dar uma boa assistência á eles.
A desvalorização por parte da sociedade em relação a educação é muito comum, principalmente em alguns lugares do país como Norte e Nordeste, tornando um dos problemas culturais, exigindo da comunidade uma participação mais rigorosa para melhorar a qualidade de ensino e o tornando mais eficazes.
A parte politica na educação é a desvalozição dos profissionais da educação, como os salários baixos, descasos, desrespeito, etc., resultando na perda da motivação por parte dos profissionais.
Outro motivo que leva a desigualdade do ensino são os métodos de ensino adotados, que muitas vezes não trazem bons resultados, gerando dificuldades, gerando dificuldades de desenvolver novos estímulos.
São graves os problemas estruturais, e um dos mais importantes como a falta de manutenção dos ambientes escolares, falta de fiscalização, má administração dos governos, falta de apoio técnico e financeiro, para o projetos de melhorias, como vimos os problemas da educação vão além do ambiente escolar, pois é principalmente um problemas politico e social, e não depende do esforço de um professor.
Sobretudo, existem projetos e apostas para a educação do futuro que ultrapassa as formas de

Relacionados

  • atpsfilosofia da educação
    3347 palavras | 14 páginas