Chuva ácida
PROJETO DA MOSTRA DO CONHECIMENTO
João Pessoa,
27 de agosto de 2012.
HBE COLÉGIO E CURSO
PROJETO DA MOSTRA DO CONHECIMENTO
Projeto referente à MOSTRA DO CONHECIMENTO, CIÊNCIAS E ARTES 2012. Monitorado pela aluna: Alyce Rodrigues de Souza (3ª série, Ensino Médio), tendo como orientador o professor Sérgio Simões Sorrentino (Química), e realizado pelos alunos da 1ª série A do Ensino Médio.
João Pessoa,
27 de agosto de 2012.
1. INTRODUÇÃO
A chuva ácida é um problema que vem se tornando cada vez mais constante em muitos lugares do mundo, principalmente em lugares onde a concentração de indústrias é muito grande. É causada pela emissão de óxidos, sobretudo pela queima do carvão mineral e outros combustíveis fósseis.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
A chuva sempre arrasta consigo componentes da atmosfera, portanto não existe chuva totalmente pura. O CO2 que existe como resultado da respiração dos seres vivos, queima de materiais orgânicos e normalmente na atmosfera, se dissolve na água da chuva e já a torna ácida, assim: CO2(g) + H2O(L) H2CO3(aq). O ácido carbônico formado é muito fraco, e a chuva contaminada tem pH em torno de 5,6.
Essa situação se complica em função dos óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e dos óxidos de nitrogênio (NO e NO2) que existem na atmosfera. O SO3 presente na atmosfera pode ser de origem natural ou artificial. O SO2 provém de erupções vulcânicas e da decomposição de animais e vegetais no solo e nos oceanos. O SO2 artificial é proveniente da queima do carvão mineral e dos derivados de petróleo.
Ocorrem as seguintes reações na atmosfera: 2 SO2 + O2 2 SO3, óxido de enxofre e SO3 + H2O H2SO4 o ácido sulfúrico, que é considerado o um dos mais eficazes a respeito da chuva ácida.
Paralelamente, na atmosfera, acorrem fatos parecidos com os óxidos de nitrogênio, em especial NO e NO2, que têm, também, origem artificial ou natural. O NO natural é formado durante as tempestades, quando a ação dos raios provoca