Chuva ácida
CHUVA ÁCIDA
CASCAVEL
2010
COLÉGIO ESTADUAL WILSON JOFFRE
ALUNOS 2°C
CHUVA ÁCIDA
Trabalho apresentado à disciplina de Química, como requisito parcial de avaliação do 2º semestre da 2ª Série “C” do Ensino Médio.
Professora: Roberta
CASCAVEL
2010
INTRODUÇÃO
Através deste, temos o objetivo de apresentar informações sobre a chuva ácida, além de relatar informações sobre uma experiência feita por nós, alunos do segundo ano do ensino médio, quem tem como objetivo, analisar o PH das chuvas que ocorreram durante um período de tempo descrevendo passo a passo os métodos utilizados e tendo por final a informação se na cidade de cascavel existe a ocorrência de chuvas ácidas. Contendo neste trabalho informações sobre a formação e as substâncias poluentes que causam esse efeito, destacando ainda os níveis de PH (potencial de hidrogênio iônico) referentes á chuva ácida ou a chuva “normal”,. Além disso, este trabalho apresenta ainda conseqüências que a chuva pode causar nas plantas e rios, no meio ambiente em geral, e para a saúde das pessoas, e por fim, apresenta medidas que devemos tomar para tentarmos evitar a ocorrência das chuvas ácidas.
CHUVA ÁCIDA
O principal motivo das ocorrências das chuvas ácidas é a poluição do ar proveniente dos gases liberados pelas chaminés das fábricas, da queima da gasolina pelos automóveis, da queima de carvão e petróleo. Durante o transporte desses gases (dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio e o monóxido de carbono) eles entram em contato com o vapor de água e com os gases que compõe a atmosfera (oxigênio e hidrogênio) e estimulados pela energia solar eles vão reagir formando as substancias que formam a chuva acida, e quando chove as gotas de água levam esses ácidos do ar para a terra. Em consequência dessas substancias resultantes, que são o ácido nítrico e o ácido sulfúrico, os solos ficam empobrecidos, a vegetação fica comprometida. A acidificação prejudica os peixes em