Desenvolvimento local
Foi um fenômeno ocorrido a partir da década de 1970 que gerou mudanças nos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil. Muitos estudiosos da temática do desenvolvimento começaram a avaliar os resultados das políticas de desenvolvimento em curso nos países capitalistas do pós-guerra. O modelo de desenvolvimento e as práticas de planejamento de vida econômica eram conduzidos pelos estados nacionais, realizados de cima para baixo. Foram estudadas diversas estratégias as quais se aplica um plano de desenvolvimento com divergências, mas tratando-se de um mesmo foco sendo este a economia. Assim podendo ter uma concepção que os municípios contribuem e faz parte do contexto socioeconômico, ou seja, se há crise todas as instâncias (Municipal, Estadual e Federal) são extremamente afetadas, entretanto havendo desenvolvimento todas crescem gradativamente.
3 DESENVOLVIMENTO LOCAL
O desenvolvimento local pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações para reconstrução da base produtiva local e ativação da economia local. O que caracteriza o processo de desenvolvimento econômico local é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação. A gestão do desenvolvimento local pode ser diferenciada e discutida por meio de análise das ações e estratégias de desenvolvimento implementadas por vários agentes, em especial o estado permitindo avaliar seus resultados socioeconômicos e também observar como ocorre a materialização dessas estratégias no espaço ou no ambiente construído, que resultam em alterações do conteúdo e do significado desse espaço.
3.1 POLITICAS E AÇOES PARA O DEZENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Assim, é importante definir as políticas brasileiras em destaque para o desenvolvimento local, no município de Santa Luzia – PB. Existem políticas voltadas para a área da educação como o FUNDEP com a manutenção e