Chuva acida
Normalmente, a chuva é fracamente ácida, com PH de 5,7 devido à presença de ácido carbônico, H2CO3, que resulta na reação do gás carbônico (CO2) com água ( H2O). O ácido carbônico é um ácido fraco que não é prejudicial ao ambiente.
Entretanto, vários outros gases, que são produzidos em inúmeros processos químicos, ao reagirem com à água que compõe as nuvens, formam outros ácidos, muito mais fortes e prejudiciais.
Esse processo ocorre nas grandes capitais devido ao aumento da concentração de gases poluentes, como o dióxido de enxofre (SO2) obtido através da combustão de combustíveis fósseis e posteriormente sendo hidratado pela água.
Entretanto, existem outras substâncias que podem provocar a chuva ácida, como é o caso do nitrogênio. O mesmo é lançado na atmosfera pelos escapamentos de automóveis e indústrias, assim como o enxofre.
Objetivo: O trabalho tem como objetivo mostrar as possíveis relações da Química com o meio ambiente, analisando possíveis fenômenos químicos causados pelo descontrole de poluentes na atmosfera terrestre – tomando como base, experimentos que facilitam a explicação de tais problemas.
Materiais: * 01 Kitassato (250 ml) * 01 Balão de fundo chato (500 ml) * 04 Tubos de ensaio * 01 Becker * 01 Bacia * Água oxigenada 30 volumes * Fermento biológico * 01 Espátula * 01 Isqueiro * Extrato de repolho roxo * Acido acético (vinagre) * Hidróxido de sódio * Fenolftaleína