Chuva acida
Chuva ácida é um fenômeno natural ocasionado pela liberação de gases tóxicos na atmosfera, que ao se misturarem com a água e com outros componentes se transformam em ácidos que caem sob a Terra através da chuva. O termo chuva ácida surgiu na época da Revolução Industrial pelo químico inglês Robert Angus Smith. Tendo como suas principais causas a queima de carvão nas usinas termelétricas e a locomoção de qualquer veículo. Os ácidos alteram a composição do solo e das águas, comprometendo as lavouras, as florestas e a vida aquática. Também pode corroer edifícios, estátuas e monumentos históricos.
Chuva Ácida
A denominação de chuva ácida é utilizada para qualquer chuva que possua um valor de ph inferior a 4,5 unidades. Esta acidez da chuva é causada pela solubilização de alguns gases presentes na atmosfera terrestre cuja hidrólise seja ácida. Entre estes se destacam os gases contendo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis. Pode também dizer-se que as chuvas "normais" são ligeiramente ácidas, pois apresentam um valor de pH próximo de 5,6. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando um ácido fraco, conhecido como ácido carbônico, de acordo com a reação química que se apresenta abaixo:
CO2 (g) + H2O (l) ---> H2CO3 (aq)
Como se formam as chuvas ácidas?
Os dois principais compostos que estão na origem deste problema ambiental dão origem a processos diferentes de formação de ácidos: 1- O Enxofre
O enxofre é uma impureza frequente nos combustíveis fósseis, principalmente no carvão mineral e no petróleo, que ao serem queimados também promovem a combustão desse composto, de acordo com as seguintes reações químicas:
S (s) + O2 (g) ---> SO2 (g)
2 SO2 (g) + O2 (g) ---> 2 SO3 (g)
O enxofre e os óxidos de enxofre podem também ser lançados na atmosfera pelos vulcões.