Chun
FACULDADE DINÂMICA DAS CATARATAS
Ensino Superior
VoIP e Telefonia IP
Edson Ponzani Junior
Murilo Augusto Senger
Ricardo Augusto
Foz do Iguaçu
Junho de 2012
UNIÃO DINÂMICA DAS CATARATAS
FACULDADE DINÂMICA DAS CATARATAS
Ensino Superior
VoIP e Telefonia IP
Trabalho feito pelos alunos Edson Ponzani Junior, Murilo Augusto Senger e Ricardo Augusto apresentado a união dinâmica de faculdades cataratas como um dos requisitos para obter a aprovação na disciplina Comunicação de dados.
Foz do Iguaçu
Junho de 2012
Sumário
Introdução
Nesse mundo tecnológico formado por tantas siglas, VoIP (Voz sobre IP) e telefonia IP podem ser facilmente confundidas. Mas existe um universo entre as duas, composto por cabos, fios e computadores, que as torna inevitáveis, mas não iguais.
Economia
A tecnologia de VoIP vem sendo adotada há vários anos pelas empresas em redes de dados privadas para reduzir os custos de telefonia entre suas filiais. Ou seja, o sinal de voz analógico é convertido para o formato digital e passa pela rede de computadores de uma companhia com matriz em São Paulo e filiais em outros estados, por exemplo, reduzindo sensivelmente os gastos com ligações interurbanas.
Isso é possível porque a VoIP utiliza a infra-estrutura de dados ao mesmo tempo em que mantém a analógica (aparelhos telefônicos convencionais). Já a telefonia IP, considerada a grande inovação deste início de milênio, utiliza aparelhos de telefone especiais. Estes se conectam diretamente à rede de computadores, recebendo voz, dados e até imagens, promovendo uma integração completa entre as redes de dados e a de voz.
Benefícios
As vantagens da telefonia IP são tantas que até hoje pouco se sabe a respeito delas. Isso tem levado a discussões centradas apenas na questão do