Choque Anafilatico
O choque anafilático/ anafilaxia ou reação anafilática, é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal desencadeada por diversos agentes, como drogas, alimentos, venenos de alguns animais, medicamentos, etc.
É baseado na história e análise do exame físico da pessoa.
Não há um teste que possa prever com exatidão se uma pessoa poderá ou não desenvolver um choque em algum momento de sua vida.
Venenos: abelhas, marimbondos, vespas, etc. Medicamentos: alguns antibióticos, ex. penicilina, alguns antinflamatórios, anestésicos, contrastes contendo iôdo, insulina, entre outros.
Alimentos: camarão, mariscos, frutos do mar, amendoim
Latex: derivados da borracha
Olhos: lacrimejamento e coceira.
Aparelho respiratório: rinite, edema de laringe
(glote), asma, falta de ar, chiado, tosse, asfixia.
Aparelho gastro-intestinal: vômitos, dor abdominal, diarréia.
Aparelho circulatório: sudorese, queda da pressão, arritmias, desfalecimento e parada cardíaca.
Pele: coceira, placas, (urticária), angioedema (inchação).
Rápido
Medicação: adrenalina injetável intravenosa
0,3 a 0,5 que pode ser repetida 3 a 5 minutos, oferecer oxigênio ao indivíduo, por meio de um mascara. Se a garganta estiver fechada e impedir a passagem de ar é necessário realizar uma cricotireotomia.
Primeiros Socorros
Em caso de suspeita de um choque anafilático, chamar a ambulância o mais rápido possível, se for uma picada de inseto, retirar o ferrão e colocar uma pedrinha de gelo em cima. Alguns pacientes alérgicos costumam ter medicação antialérgica no bolso, se tiver de a medicação o mais rápido possível. Prevenção do Choque
Anafilático.
A prevenção é fundamental para evitar o choque anafilático.
Ler bem os rótulos dos produtos que você consome, ter certeza de que não contem nenhum ingrediente que posso provocar alergia. Usar repelente contra insetos.
Para pessoa alérgica e recomendável usar uma pulseira com a identificação da doença, isso
ajuda