Choque anafilatico
Causas de anafilaxia
• Comidas: Derivados de leite, ovos, peixes e frutos do mar, soja, amêndoas e amendoim são os mais comuns • Picadas de insetos • Antibióticos: Derivados da penicilina são os mais comuns • Antiinflamatórios: Quem tem alergia a um tipo costuma ter a todos, inclusive aspirina e dipirona (metamizol) que não são propriamente do mesmo grupo • Anti-hipertensivos: Inibidores da ECA (ex: captopril e enalapril) • Látex • Iodo: Incluindo contrastes para exames radiológicos e anti-sépticos para pele.
Ainda existe a anafilaxia idiopática, que ocorre sem causa definida.
Obviamente que para se ter anafilaxia devido a alguma dessas substâncias, a pessoa precisa ser alérgica a elas.
Sintomas da anafilaxia
[pic]
A anafilaxia costuma ocorrer em pacientes com histórico prévio de alergias à alguma substância, mas pode também acometer pessoas que nunca tiveram episódios alérgicos.
O quadro é imprevisível. Os sintomas costumam iniciar poucos minutos após o contacto com a substância alérgena, mas podem demorar até 1 hora.
Os 2 sintomas mais comuns e que ocorrem em até 90% dos casos são:
- Urticária: É uma erupção cutânea, muito pruriginosa, caracterizada por placas avermelhadas distribuídas pelo corpo.
- Angioedema: Inchaço da pele ou mucosa. Os mais comuns são os edemas em volta dos olhos, nos lábios, na língua. O mais perigoso é o edema da laringe, também conhecido como edema de glote.
Urticária
[pic]
Angioedema dos lábios + urticária
[pic]
Angioedema dos lábios e olhos + urticária
[pic]
Outros sintomas que também podem ocorrer:
- Asma
- Conjuntivite
- Congestão nasal
- Comichão generalizado
- Náuseas e vômitos
- Tonturas
- Hipotensão e/ou síncope (Leia: DESMAIO, SÍNCOPE E REFLEXO VAGAL)
É importante salientar que nem toda urticária ou angioedema significa necessariamente um episódio de anafilaxia. Um quadro de urticária, mesmo que generalizada, sem angioedema ou