CHOQUE ANAFILATICO
O choque anafilático, ou anafilaxia, é uma reação alérgica, de hipersensibilidade imediata e severa, que afeta o corpo todo. A sua manifestação mais grave é quando provoca inchaço e obstrução de vias aéreas superiores e/ou hipotensão, que pode ser fatal.
A falta de ar pode ser fatal, a menos que o indivíduo receba o tratamento de emergência prontamente.
Tratamento para choque anafilático
O tratamento inicial para o choque anafilático é uma injeção intravenosa de adrenalina de 0.3 a 0.5mg, que pode ser repetida acada 3 a 5 minutos e oferecer oxigênio ao indivíduo, por meio de uma máscara.
Se a garganta estiver fechada e impedir a passagem do ar, é necessário realizar uma cricotireotomia, que é um procedimento cirúrgico para manter a respiração, a oxigenação e a integridade cerebral, até que a situação seja normalizada. Após a resolução dos sinais e sintomas é importante observar o paciente por 4-6 horas. Já nos casos severos e refratários, é importante observar de 10-24 horas.
Sintomas do choque anafilático
Os sinais e sintomas de um choque anafilático podem ser:
Dificuldade em respirar
Sudorese
Pele pálida e fria
Pulso rápido
Chiado ao respirar
Coceira
Vermelhidão pelo corpo
Confusão mental
Inconsciência
Colapso vascular
Incontinências
Vômito
Dor abdominal
Primeiros socorros para choque anafilático
Em caso de suspeita de um choque anafilático, recomenda-se chamar uma ambulância o mais rápido possível.
Enquanto espera, tente perceber o que causou a reação alérgica. Se foi uma picada de inseto ou cobra, por exemplo, retire o ferrão do animal da pele e aplique uma pedrinha de gelo no local, amarre com força um tecido limpo alguns centímetros acima da mordedura do animal, para diminuir a disseminação do veneno.
Alguns pacientes alérgicos costumam ter uma medicação anti-alérgica (Epinefrina) no bolso ou na carteira, pergunte a ele e, se for o caso, dê a medicação o mais rápido possível.
Referência Bibliográfica