Bacterias
GIARDIASE
TRICOMONIASE
CRIPTOSPORIDIASE
Nome Científico
Entamoeba histolytica
Giardia lamblia
Trichomonas vaginalis
Cryptosporidium sp
Modo de Transmissão
Através da ingestão de cistos (que são a forma de resistência dos protozoários) juntamente com água e alimentos contaminados.
Ocorre quando os cistos maduros são ingeridos pelo indivíduo. Os cistos podem ser encontrados na água (mesmo que clorada), alimentos contaminados e em alguns casos a transmissão pode se dar por meio de mãos contaminadas.
Parceiros sexuais que não usam preservativo, e que podem disseminar o microorganismo através de secreções e relações de alto risco.
Através da ingestão de cistos contaminados. A disseminação interpessoal por vias fecal-oral e oral-anal são as formas mais comuns de contaminação.
Sintomas
Disenteria aguda com muco e sangue nas fezes, náuseas, vômitos e cólicas intestinais, em certos indivíduos no entanto, pode ser assintomática.
Azia e náusea, que diminuem de intensidade quando ocorre ingestão de alimentos, ocorrem cólicas seguidas de diarreia, perda de apetite, irritabilidade. Em alguns casos o estado agudo da doença pode durar meses, levando à má absorção de várias substâncias - inclusive de vitaminas.
Irritação na ponta do pênis, corrimento abundante juntamente com um prurido (coceira) vaginal, corrimento fluido com pouca cor e ainda certo desconforto na micção, a maioria é assintomática.
Enterocolite leve (inflamação do intestino delgado e cólon), diarreia aquosa, grande perda de líquido, há indivíduos onde a doença é assintomática.
Diagnóstico e Tratamento
Exame microscópico de fezes é utilizado para a identificação de trofozoítos e cistos, e devem ser coletados mais de uma vez para o diagnóstico final. Testes sorológicos também podem ser utilizados Medicamentos antibióticos: cloridrato de tetraciclina
Exame microscópico de fezes é utilizado para a identificação de trofozoítos e cistos.
Devem ser coletadas mais de três amostras