Chocolate
O chocolate está entre as guloseimas favoritas das crianças e dos adultos. Ingrediente versátil, que pode ser preparado e utilizado nas mais variadas formas, tais como tabletes, fondue, bolos, sorvetes, cereais, caldas dentre outros. Provavelmente existe algo de especial nele (LIMA, 2008).
De acordo com Cardoso (2007) “O chocolate é um dos produtos mais consumidos no Brasil e no mundo. Apreciado por crianças, adultos e idosos, o chocolate percorreu grande trajetória e hoje faz parte da alta gastronomia”.
Os novos chocolates caracterizam-se pelo elevado teor de cacau, apresentando até seis vezes mais antioxidantes do que os chocolates convencionais. Ao contrário do chocolate ao leite, que leva em média de 30% de cacau em sua composição, esses produtos são feitos com alta concentração de cacau no mínimo 60% de cacau, nenhum leite resultando um chocolate escuro e amargo (LIMA, 2008).
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo do nosso trabalho é identificar e analisar os fatores que exercem influência no consumo do chocolate, assim como os riscos, benefícios, e a história do mesmo mostrando diferentes percepções diante das variedades de chocolate.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Expor variedades de chocolates;
• Explicar os benefícios;
• Informar a história e o surgimento;
• Divulgar as calorias e como não fazer o consumo excessivo do produto.
3. JUSTIFICATIVA
A proposta desse trabalho é identificar os aspectos que influenciam o processo de compra e consumo de chocolates, analisando desde os fatores que motivam a compra até as percepções individuais de cada pessoa diante do consumo e busca excessiva do produto.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 O CACAU E O SURGIMENTO DO CHOCOLATE
O cacaueiro é uma planta da família das Sterculiáceae. Foi citado pela primeira vez na literatura botânica quando Charles de L’Êcluse o descreveu com o