Pressão intracraniana
Caracteriza-se pela introdução de um cateter no nível do espaço epidurall subaracnóideo, intraventricular adaptado a um tradutor de pressão.
VALORES DA PIC
PIC < 10mmHg - valor normal PIC entre 11 e 20 mmHg - levemente elevada PIC entre 21 e 40 mmHg - moderadamente elevada PIC > 41mmHg - gravemente elevada
OBS: A ocorrência de aumento da PIC é indicativo de disfunções cerebrais.
ATENÇÃO!
É importante que ao identificar o aumento da PIC, o Técnico de Enfermagem deve correlacionar com possíveis fatores predisponentes e comunicar imediatamente ao enfermeiro.
· Agitação, tosse e dor. · Criadores de tubos endotraqueais e traqueostomia apertados (impede o retorno venoso cerebral). · Posição incorreta da cabeça e/ou do corpo (prejudica o retorno cerebral). · Aspiração de secreções prolongadas (tempo maior que 15 segundos). · Desconexão ou dobra do circuito do respirador de rolhas de secreção.
Monitorização da Pressão Intra-craniana (PIC)
Com a notícia publicada sobre a nova técnica não-invasia para monitorização da pressão intra-craniana, decidi pesquisar um pouco as actuais técnicas de medição da PIC.
[pic]Pressão intra-craniana é a pressão exercida pelo crânio sobre o tecido cerebral, líquido cefalorraquidiano (LCR) e o sangue circulante do cérebro. A PIC reflecte a relação entre o conteúdo da caixa intra-craniana e o seu volume. Decorre da compressão exercida nas paredes da caixa craniana devido as alterações no volume das estruturas do encéfalo e tem uma variação fisiológica de 5 a 15 mmHg.
A hipertensão intracraniana, isto é, pressão intracraniana com valores superiores aos considerados normais, quase sempre indica problemas médicos graves. A pressão pode ser responsável por lesões adicionais do sistema nervoso central, por reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro ou causar uma herniação do cérebro (protrusão) através da abertura da