Chinelo
Alguns chinelos apresentam uma tira bifurcada com origem entre o dedão e o indicador do pé e que se estendem aproximadamente por 11 centímetros até as laterais do pé. Outros chinelos são formados apenas por uma tira, de largura variável, que passa sobre o peito do pé.
Geralmente os chinelos são calçados de uso doméstico, durante os dias quentes, especialmente no verão, ou como acompanhamento do traje de dormir. Pode também compor parte do traje de banhistas, na ida à praia ou na beira dapiscina.
É um importante calçado no contexto de moda dia a dia, principalmente em cidades litorâneas e com clima quente. Suas principais características são os dedos de fora, sem salto (com salto seria uma sandália), e com ou sem tiras no tornozelo. Também são chamadas de rasteiras.
Que os chinelos fazem muito sucesso todo mundo já sabe... Mas nós paramos para pensar e nos demos conta: essa fama não é de hoje! A história desse item que não falta em nossos guarda-roupas já vem de longa data. Eles são muito populares no Brasil, mas seu uso foi registrado por uma série de povos em todo o mundo. São tantas curiosidades que vale a pena investigar um pouco mais. Que tal fazer essa viagem no tempo com a gente e descobrir a história dos chinelos?
Chinelos egípcios
Acredite: este tipo particular de sandália que não sai nos nossos pés teve origem com os antigos egípcios, lá pelos anos 4000 antes de Cristo. O par mais antigo está em exposição no Museu Britânico e data de 1500 A.C.! Ele é feito de papiro, mas como uma enorme variedade de culturas que têm usado estas sandálias ao longo dos anos, eles também usaram uma grande variedade de materiais.
Chinelos