fabrica de chinelos
Introdução
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria
Tipo de Negócio: Fabricação de chinelos
HISTÓRICO. Na antiga Roma, os sapatos indicavam a classe social de quem os usava. As mulheres usavam sapatos brancos, vermelhos, verdes ou amarelos. Os senadores, marrons. Já os cônsules usavam brancos.
Em algumas cerimônias na Roma dos Cézares, os convidados usavam sandálias com solado de ouro maciço. A sandália foi a primeira vestimenta real para os pés. Possuía sola de pele de animal com orifício nos lados e no bico e eram amarradas ao pé com tiras de peles.
MERCADO. Encontra-se consumidores de chinelos em todas as classes sociais, de ambos os sexos, em variadas faixas de idade, pela amplitude do mercado consumidor, é possível produzir artigos específicos para cada categoria de público.
Essa definição da linha de produtos deve ser orientada por uma pesquisa de mercado, um trabalho onde sejam levantados o número potencial de consumidores, a concorrência, os custos e os preços médios de venda.
A oportunidade pode se apresentar em qualquer cidade brasileira de médio porte, de preferência localizada perto do mercado fornecedor da matéria-prima.
A concorrência para este tipo de produto é grande, existem empresas de todos os portes fabricando chinelos e sandálias. Sendo assim, o espaço para uma nova fábrica desse tipo não vem por causa da falta de oferta, mas sim, da falta de criatividade, ousadia e capacidade de negociação da concorrência.
ESTRUTURA. A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 80 m2, distribuída entre as áreas de produção, estocagem e do escritório.
EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
- Máquinas de corte (balancim) e costura;
- Prensas/calor;
- Lixadeiras;
- Ferramentas em geral;
- Móveis e equipamentos do escritório (computadores, fax, etc).
INVESTIMENTO. Irá variar de acordo com a estrutura, podendo este variar em torno de R$ 60 Mil.
PESSOAL. O número de