China e india
Antigamente a área de Recursos Humanos era focado apenas em suas tarefas, folha de pagamento, aumentos, admissões, demissões, promoções, treinamentos, entre outros, essa área era considerado como departamento pessoal, não era nada estratégico.
As mudanças no mercado de trabalho e o desenvolvimento organizacional, fez com que o RH mudasse boa parte do seu sistema de trabalho, o RH passou a desenvolver novas técnicas e novas ferramentas de trabalho, depois disso o RH foi considerado uma área de grande importância para os resultados da organização, se tornando assim um RH estratégico. O RH começou a observar o comportamento dos funcionários dentro da organização e descobriu que eles desenvolviam entre si algumas técnicas de trabalho que facilitavam de alguma forma a sua rotina. Essas técnicas até então eram vistas como “manias”, ou algo pouco valorizado. A partir do momento que essas técnicas fossem adaptadas às necessidades da empresa, trabalhadas com algumas ciências como a sociologia, pedagogia e principalmente a psicologia, viu-se que essa era a chave que poderia alavancar o crescimento da empresa, nesse momento o funcionário deixou de ser uma peça comum na empresa, e passa a ser visto como colaborador. Com isso foram desenvolvidas novas competências, e essas novas competências foram aperfeiçoadas pelo RH e foram consideradas como uma ferramenta estratégica muito importante para o crescimento e desenvolvimento da organização. Atualmente o RH se situa em três grandes pelares.
1º Pilar: O RH passa a ter uma visão mais generalista e de longo prazo, observando a capacidade do funcionário não apenas para desenvolver sua função, mas para aprender novas coisas e o quão isso poderá ser positivo para a empresa futuramente. Com o desenvolvimento de novas competências o RH conseguir trabalhar com mais facilidades, já que essa era uma ferramenta muito eficiente.
2º Pilar: Menos foco na execução dos processos e maior