China in box
a) A que você atribui o sucesso desse negócio?(0,1)
R: O China in Box foi o primeiro restaurante de comida chinesa do Brasil a fazer entregas, uma solução rápida e prática para um país onde as pessoas sempre estão com muita pressa. Percebe-se que Robinson contou com a sorte, grandes parceiros (pai, irmã e esposa) e dedicação árdua objetivando o crescimento no ramo alimentício. Além disso, Robinson estimula o crescimento dos franqueados à rede. Este tem sido o segredo do sucesso da rede que continua a crescer não só no mercado brasileiro, como também no mercado da América Latina.
b) O Plano de Negócios não teria utilidade para Robinson quando ele resolveu abrir a empresa?(0,1)
R: Sim, visto que um bom PN sistematiza as ideias existentes, e o planejamento é fundamental no aumento das chances de sucesso. Robinson até então não conhecia o mercado, e tão pouco seus potenciais competidores, não teve um plano de marketing, vendas e finanças.
c) E, atualmente, você acha que Robinson tem e usa um Plano de Negócios ou a expansão da rede se dá de forma empírica?(0,1)
R: É notório que Robinson possui um plano de negócio, pois estrategicamente ele oferece aos seus franqueados e parceiros a possibilidade de crescimento profissional através da abertura de novas lojas. O faturamento bruto mensal de cada loja chega a R$ 60 mil em média. Destes, cerca de 8% são revertidos para o franqueador, que por sua vez investe 2% em marketing para toda a rede. Robinson tem como objetivo continuar expandindo a marca China In Box para o exterior e esta expansão já vem acontecendo, haja vista existirem duas lojas no México, na cidade de Guadalajara. As lojas China In Box primam pela qualidade de produtos e serviços em todas suas franquias.
d) De que forma o Plano de Negócios poderia ajudar na gestão da China in Box? Por que Robinson decidiu criar a rede de franquias? De que forma a empresa poderia crescer?(0,1)
R: Com o PN é possível