Chi- kung
Chi-kung é um kung-fu, é o domínio de uma habilidade física ou mental mediante uma prática sistemática. Ele se destina a exercitar ou condicionar o chi, a energia. Um singular método chinês de aptidão física, o chi-kung é uma técnica eficaz para prevenir doenças.
Na medicina chinesa, o chi diz respeito tanto ao ar que se inspira como ao Yuan chi – a energia vital primária armazenada no corpo. O Yuan chi pode ser considerado, aproximadamente, como equivalente à soma total da capacidade do corpo para resistir às doenças, adaptar-se ao meio exterior e restaurar o funcionamento interno adequado.
Segundo as teorias da medicina tradicional chinesa, quando o cheng chi, a energia inerente, está armazenada interiormente, e o Yuan chi encontra-se abundantemente disponível não haverá nenhuma possibilidade do corpo adoecer, por essa razão há a preocupação com o desenvolvimento do Yuan chi como um meio de prevenir doenças. O Chi-Kung condiciona e nutre essa energia vital para melhorar a capacidade de resistência física e promover a saúde.
O Chi-Kung consiste em três partes; regularizar a postura do corpo, a respiração ou o ciclo respiratório, a mente e o sistema nervoso. Esses três componentes são interdependentes, pois um influencia o outro, para a execução da técnica do Chi-Kung é necessário entender e desenvolver todos os três princípios fundamentais.
Ch’i Kung – atenuação da doença
Quanto à cura é principalmente utilizado contra doenças crônicas pois contribui para processo de tratamento na medida em que promove a saúde. Dados clínicos coletados indicam que o Ch’i Kung é eficaz no tratamento da depressão e ansiedade, hipertensão arterial, úlceras gástricas e duodenais, outros distúrbios estomacais e obstipação.
O Ch’i Kung é eficaz no tratamento de doenças porque nutre o yuan ch’i, a energia vital primária, por meio da tranquilidade mental. Essa nutrição restaura a energia vital que foi consumida, aumenta gradualmente a resistência do corpo contra