Chester bernard
Módulo:03 Atividade: tarefa individual 1
Título: Chester Bernard
Discurso da cooperação, do consenso, da integração e da participação como forma de se atingir o equilíbrio das relações no universo organizacional
O universo organizacional depende de diversos fatores que englobam todo o ser social, dependendo das necessidades e dos objetivos apontados pela instituição.
A cooperação requer um consenso do propósito da organização com o propósito do individuo, esse ponto pode ser igual ou diferente da satisfação pessoal de cada colaborador envolvido. Para integrar esses valores é preciso um esforço consciente dos administradores para garantir as necessidades dos trabalhadores e também garantir a produtividade, assim as pessoas deixam de ser uma ferramenta da organização e se tornam parte integral do todo.
A validade de tal discurso para dissimular a dominação existente nas organizações
Nem sempre o objetivo é pré determinado pelas organizações formais, fazendo com que a viabilidade das teorias aplicadas fiquem ocultas, porém ela continua dentro de um sistema maior que é a sociedade. Esse sistema externo aplica seus valores, costumes, atitudes e hábitos dentro da organização tornando as relações interpessoais um fator indiscutível no sistema colaborativo. A atual forma de entender o ser humano nas suas funções dentro e fora das empresas afirma a necessidade de atentar ao que cada um tem por necessidade de satisfação individual, isso influi diretamente dentro das organizações que disfarçadamente vão sendo modificadas através de seus diretores, gestores, gerentes, líderes e funcionários.
As relações existentes entre o discurso e os objetivos desses estudiosos
Chester Bernard foi um grande executivo e estudou as entrelinhas do fenômeno da cooperação humana nas organizações, formulando que o individuo responde a autoridade decidindo em obedecer ou não, analisando se tal situação lhe trará