Trabalho executivo
O Trabalho executivo: uma visão geral e Crítica.
1. Enfoques Tradicionais
De acordo com Taylor eFayol em 1911, a capacidade gerencial pode ser obtida da mesma forma que a capacidade técnica na escola. Mais tarde Mitzemberg definiu Administração como uma ciência e uma profissão, e durante o séculohouveram várias tentativas de definições sobre o papel do gerente executivo afim de defini-lo como uma profissão similar a Engenharia, Medicina, etc.
O primeiro estudioso a tentar definir esteconceito foi Chester Bernard. Era um executivo em tempo integral, escreveu um livro em 1938 chamado The Funtions of the Executive, tratando e definindo os papéis do executivo nas organizações, osrelacionamentos entre organizações formais e informais. Exercendo forte influencia inclusive atualmente, seu conceito, junto com o de Elton Mayo tem como base que a principal função do administrador é geriros valores da organização indo totalmente contra a definição de Taylor e Fayol que defendem a idéia da administração ser uma ciência exata capaz de ser aplicada por um conjunto de regras.
Já em1945, Herbert Alexander Simon publicou a obra “teoria decisória da gerência”. A obra reflete uma nova forma de abordagem comportamental., pois demonstra a maneira em que as pessoas decidem e como aadministração pode influenciar este processo decisão. Este ponto é crucial que diferencia a teoria de Simon do behavorismo clássico, e assim surge a primeira definição de caracterizar os processosadministrativos como processos decisórios. Simon vê o homem “como um ator econômico bombardeado por escolhas e decisões, mas possuindo um estoque limitado de informações e capacidade de processamento.”Na sua visão, a organização é um sistema de decisão onde a pessoa participa de forma racional e consciente, escolhendo entre alternativas mais ou menos