teoria da administração
1) Analise os papéis dos Administradores instituídos por Henri Mintzberg e contextualize se as organizações estudadas na Unidade I desenvolvem tais papéis.
2) Explique os modelos racional e comportamental na tomada de decisão. Cite exemplos.
3) Quais os fundamentos das funções do executivo definidas por Chester Barnard? Nas organizações estudadas na Unidade I, é possível identificar tais funções? Justifique.
Resolução
01) Para Mintzberg, há dez papéis gerenciais que podem ser divididos em três famílias: papéis interpessoais, de informação e de decisão. Mais especificamente, no papel interpessoal podemos encontrar o chefe, o líder e o contato. Os gerentes agem como um símbolo e representante da organização e a liderança representa uma função essencial, pois permeia todas as atividades do gerente; no informacional, há o monitor, disseminador e comunicador; As informações podem vir da literatura técnica e até das conversas informais dos funcionários; nos papéis decisórios, temos o empreendedor, administrador de conflito, alocador de recursos e negociador. Aqui, o gerente é iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas, identificação e aproveitamento de oportunidades e novos negócios. Dessa forma, é possível identificarmos os três papéis na ‘empresa’ em estudo, já que as três formas são aspectos básicos de qualquer gerente, sendo essenciais no desempenho das funções em qualquer organização, como o próprio texto deixa claro.
02) Para o estudo dos graus de certeza, risco e incerteza, Chester Barnard definiu dois modelos ou abordagens à tomada de decisões. O primeiro, modelo racional, supõe que os tomadores de decisão sejam objetivos, tenham informações relevantes para a situação e essas são completamente acuradas e o tomador de decisões tem conhecimento completo de todas as alternativas. O segundo, modelo comportamental, reconhece que os gerentes têm informações incompletas a respeito da situação, das