Check Lists
Nas Republicas Soviéticas
O que é o socialismo e para que foi criado?
Socialismo é uma doutrina criada no fim do século XVIII e é caracterizado pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo então a distancia entre ricos e pobres, então Noel Babeuf foi o primeiro pensador a apresentar ideias socialistas utópicas para formas de política, então surgiram Karl Marx e Friedrich Engels com suas ideias para então fundamentar o socialismo à sociedade.
As faces do socialismo:
Surgi então diversas formas para que o socialismo seja implantado e então sua ideia original é perdida na União Soviética e no Leste Europeu, e surge então o socialismo real, que era marcado principalmente pela enorme participação do Estado. Esse fato fez emergir, de certa forma, um sistema um tanto quanto ditatorial, tendo em vista que as decisões políticas não tinham a participação popular. A liberdade de expressão era reprimida pelos dirigentes, que concentravam o poder em suas mãos. Com o excesso de centralização do poder, a classe de dirigentes, bem como os funcionários de alto escalão do governo, passou a desfrutar de privilégios que não faziam parte do cotidiano da maioria da população; o que era bastante contraditório.
Motivos que deram o fim da URSS e seu sistema socialista:
A queda do governo de Stálin trouxe à tona uma série de transformações que abriu portas para o fim da centralização política promovida pelo stalinismo. No governo de Nikita Kruchev, várias das práticas corruptas e criminosas do regime stalinista foram denunciadas. Depois de seu governo, Leonid Brjnev firmou-se frente a URSS de 1964 a 1982. Depois desse período, Andropov e Constantin Tchernenko assumiram o governo russo. Nesse período, os problemas gerados pela burocratização do governo soviético foram piorando a situação social, política e econômica do país. O fechamento do país para as nações não socialistas forçou a União