história
O solo da região é considerado propício para a agricultura. Isso ocorre devido à riqueza de componentes rochosos junto com algumas intrusões de rochas basálticas, dando origem à terra roxa. Que é muito importante para a economia.
Quanto à aguas subterrânea na região é um problema, devido sua fragilidade por se encontrar em áreas de falhamento junto aos derrames basálticos.
Piracicaba constitui-se num dos mais importantes tributários do principal rio do estado de São Paulo, o Tietê. Que se considera poluído devido a resíduos poluentes decorrentes das atividades humanas , tanto agrícolas quanto industriais.
Além do rio Piracicaba, destaca-se seus afluentes com suas respectivas microbacias. Corumbataí- Principal manancial de abastecimento urbano. Guamium- apresenta várzeas alagadiças ainda em condições de preservação. Córrego do enxofre- Itapeva- Piracicamirim- Maior microbacia de contribuição do município.
A EVOLUÇÃO DA APROPRIAÇÃO DO RIO.
A cidade de Piracicaba apresenta uma posição geográfica estratégica em relação ao avanço da civilização no continente, pois servia como ponto de apoio para as embarcações que desciam o rio Tietê.
Situada á margem do rio Piracicaba, a cidade que nasceu e cresceu chegou a uma população de 328 mil habitantes, se transformando numa cidade média. Devido ao plano de desenvolvimento urbano adotado.
IMPACTOS DECORRENTES.
Com a industrialização, a cidade voltou as costas para os rios e passou a valorizar o sistema viário, fazendo dos rios seus canais de esgoto, tornando-as insalubres e degradando sua paisagem. Dessa forma, o rio sofreu graves consequências, como a poluição hídrica e degradação da sua cadeia ecológica.
Atualmente,