SUPERIOR LICENCIATURA
Moralista pra uns, indecente pra outros, sua obra revelava a faceta mais bela e perversa da classe média brasileira, em especial a carioca dos anos 1950.
Na resenha de Diego Braga Neto, podemos destacar uma síntese da obra rodriguiana feita pelo próprio dramaturgo: "meu teatro é de pouquíssimos grã-finos. O que eu gosto, e o que me fascina, ou é a classe muito baixa ou então a classe média. A classe média é formidável. Quando escrevo sobre ela, me debruço sobre ela nas minhas varandas, vejo como é humana, como é interessante." Para iniciar a aula irei apresentar o contexto histórico e cultural da primeira metade do século 20. Levarei imagens do período e informações sobre os eventos mais relevantes.
Logo após perguntarei se um dos estudantes já leu ou assistiu alguma peça de Nelson Rodrigues.
Após este levantamento, apresentarei o resumo de algumas peças como: "Vestido de Noiva" e "Boca de Ouro. Farei uma leitura em voz alta do começo do texto, interpretando as falas de cada um dos personagens e mostrando as características aparentes. Após faremos a roda de conversa para que os alunos comentem o que acharam da leitura e possam sugerir uma comparação com os dias de hoje, propondo questões como:
A dramaturgia de Nelson Rodrigues ainda dialoga com a atualidade?
Os assuntos das peças são atuais?
Posteriormente irei dividir a turma em grupos e solicitarei uma leitura dramática das peças apresentadas. Cada aluno deve ler as falas de um personagem, ensaiando uma interpretação conforme o texto. Solicitarei que os alunos listem as principais dúvidas para entender as cenas e esclareçam os pontos levantados.
Para a leitura dramática é fundamental que os alunos entendam os seguintes pontos:
• Quais as circunstâncias dadas pelo texto
• Onde, quem e o quê?
• O que as