Chayanov, la organización de la unidad economica campesina chayanov
CHAYANOV
O texto tem como objetivo discutir o pensamento de Chayanov a respeito da unidade econômica camponesa, apresentando inicialmente as principais correntes do pensamento econômico sobre qual o caminho que a agricultura e o camponês irá seguir na Rússia, com a nova economia e que serviram de base para as teses dos marxistas e populistas, principalmente.
O autor é adepto a denominada Escola da Organização e Produção, que desenvolve a Teoria da Unidade Econômica Camponesa, essa teoria foi construída em função da nova organização camponesa na transição do sistema feudal para o capitalismo, com a implementação e difusão de tecnologias, máquinas e implementos agrícolas.
Chayanov no primeiro capítulo estuda a família camponesa e a influência do seu desenvovimento na atividade econômica, aproveitando os dados de censos que foram realizados, o autor analisa o tamanho da família russa, a relação do consumo e trabalho, a distribuição da faixa etária de seus membros e a relação de volume de trabalho com o tamanho da família. Existindo uma relação entre o tamanho da família e a atividade agrícola, devendo ser entendida como uma dependência da área de terra disponível e o tamanho da família e não ao contrário.
Discute-se também, a medida da auto-exploração de trabalho e o benefício na família camponesa, provenientes de recursos advindos da atividade agrícola ou não-agrícola. Para a família camponesa o grau de auto-exploração da força de trabalho se estabelece pela relação entre a medida da satisfação das necessidades (família) e o peso do trabalho, isto é, quando a necessidade da família estiver satisfeita não necessitará um aumento no trabalho. E a extensão da unidade domestica de exploração é determinada pela relação entre as necessidades de consumo da família e a sua força de trabalho.
O autor aprofunda os princípios básicos da organização da unidade camponesa. Apresenta os fatores de produção (terra,