Porto de cádiz
HISTÓRIA 3
EQUIPAMENTOS 7
EQUIPAMENTOS - IMAGENS 12
INSTALAÇÕES PARA TRÁFEGOS ESPECÍFICOS 14
ÁREA 16
TERMINAL DE PASSAGEIROS 19
MOVIMENTAÇÃO 20
LOCALIZAÇÃO 22
HISTÓRIA
Origens
A contar da data da fundação da moderna cidade de Cádiz (que remonta a 1104 AC, na época do rei fenício Habis) para o púnico e dominações romana, que Gades se tornou a maior cidade da Hispânia e o terceiro do Império na Europa.
Bem conhecido de construção, ainda situado no tempo, um cais de pedra em Rota, que foi arruinado por causa do tsunami de 1755 e que poderia ser uma das principais portas de entrada para a antiga Tartessos e já um registro escrito (o primeiro do porto), citação de Estrabão a construção de "Portus Gaditanus" em primeiro lugar nas margens do Guadalete Balbo, e o primeiro dedicado ao arsenal naval junto ao Trocadero, há referências à construção de dez navios para a guerra entre Júlio César e Pompeu.
Foi na época de César, quando o porto de Cádiz, independentemente da sua localização geográfica, adquiriu sua primeira passagem da fama e da glória de exportação de peixe salgado e vinho para Roma e outras províncias Européias e Império Africano.
A história é ocultada do século IV até o século XV, quando a coroa espanhola durante o reinado de Fernando e Isabel, que estabeleceram o primeiro porto na baía de Cádiz, fundando a cidade de Puerto Real, ao abrigo de um decreto real que ordenou a sua criação e deu-lhe o exclusivo comercial.
Era o fim deste século e durante todo o século XVI, numa fase da primazia do comércio Africano. Enquanto isso houve um grande sucesso na descoberta de um novo continente, e abriria a porta para um novo negócio: as províncias ultramarinas.
Século XVII
O Conselho das Índias, comandado por Filipe III é autorizado a completar o carregamento de navios com destino a "Nova Espanha e Terra Firme", em Cádiz, após a descida do rio Guadalquivir.
1627
Um decreto real emitido por Filipe IV concedeu a Cádiz o