Chave em triângulo-estrela
RESOLUÇÃO DE CIRCUITOS
Também conhecidas como delta (∆) e ipsílon[1] (Y), tem por finalidade auxiliar na resolução de circuitos mais complexos. Os sistemas trifásicos usam esse tipo de ligação.
A figura a seguir ilustra uma ligação em triângulo ou delta.
[pic]
A figura a seguir ilustra uma ligação em estrela ou “Y”.
[pic]
Observa-se nas figuras acima que o nome dado a esses circuitos deve-se a sua semelhança com figuras e letras, no entanto, podem ser dispostos de forma diferente sem modificar sua concepção, conforme ilustram as figuras a seguir.
[pic]
CONVERSÕES
Na resolução de circuitos, precisamos aplicar conversões para facilitar ou permitir certos cálculos, como por exemplo, converter uma configuração estrela em triângulo e vice-versa.
[pic]
CONVERSÃO ∆ - Y
O circuito em delta é composto por R1, R2 e R3 e queremos converter em um circuito estrela composto por Ra, Rb e Rc. Aplica-se então uma regra geral.
η = R1 + R2 + R3
Daí teremos:
Ra = R1.R2/η
Rb = R2.R3/η
Rc = R3.R1/η
Observe que o cálculo de Ra resulta no produto dos dois resistores que são adjacentes a ele (no caso R1 e R2), dividido pela soma de todos os resistores (que no caso é η).
O cálculo de Rb resulta no produto dos dois resistores que são adjacentes a ele (no caso R2 e R3), dividido pela soma de todos os resistores (que no caso é η) e finalmente, o cálculo de Rc resulta no produto dos dois resistores que são adjacentes a ele (no caso R3 e R1), dividido pela soma de todos os resistores (que no caso é η).
VEJAMOS UM EXEMPLO: Converter para estrela o circuito delta mostrado a seguir.
[pic]
Resolvendo Calculando η:
68 + 10 + 12 = 100
Ra = 68.20/100 = 13,6(
Rb = 20.12/100 = 2,4(
Rc = 12.68/100 = 8,16(
[pic]
CONVERSÃO Y - ∆
Da mesma forma que anteriormente, temos agora um circuito estrela composto por Ra, Rb e Rc e queremos converter no equivalente delta formado por R1, R2 e