Chave de partida estrela triangulo
Partida Estrela-Triângulo Y-Δ
* Consiste na alimentação do motor com uma redução de tensão nas bobinas durante sua partida. O motor parte em estrela, isto é, com uma tensão de 58% da tensão nominal, e após um certo tempo a ligação é convertida em triângulo, assumindo a tensão nominal.
* Essa chave proporciona uma redução na corrente de partida de aproximadamente 33% de seu valor, como mostra a figura abaixo. Deve ser usada em aplicações que tenham um conjugado resistente (conjugado de carga) de até 1/3 do conjugado de partida.
A chave estrela-triângulo, na prática, é utilizada quase que exclusivamente para partidas de máquinas a vazio, isto é, sem carga.
Uma vez que o conjugado de partida é proporcional ao quadrado da tensão de alimentação, teremos um conjugado de mais ou menos 20 a 50% do conjugado nominal.
Somente depois de ter atingido a tensão nominal é que a carga pode ser aplicada.
A velocidade do motor estabiliza-se quando os conjugados motor e resistente se equilibram, geralmente entre 75% e 85% da velocidade nominal.
Os enrolamentos são ligados em triângulo e o motor recupera as suas características nominais. A passagem da ligação estrela para triângulo é controlada por um temporizador.
Vejamos o grafico que mostra o conjugado para este tipo de partida:
* Para ser possível a ligação em estrela-triângulo, os motores devem ter a possibilidade de ligação em dupla tensão (220/380v , 380/660v)
* Os motores devem ter no mínimo 6 bornes de ligação.
Funcionameto
Quando o botão SH1 é pressionado, ele aciona o relé de tempo KT1 que, através de seu contato 18-15, alimenta a bobina do contator K3 que, com seu contato aberto 13-14, energiza a bobina de K1. O contator se retém pelo contato 13-14. Como este contato 13-14 també m energiza o relé KT1, o motor inicia a sua partida em estrela.
Após decorrido o tempo que foi selecionado em KT1, o contato 15-18 é