Chang - Chutando a escada
Cap 1 – Como os países ricos enriquecem de fato?
1.1 Introdução
Atualmente os países em desenvolvimento estão sofrendo uma enorme pressão para adotar uma série de “políticas boas” e “boas instituições” destinadas a promover o desenvolvimento econômico.
Segundo essa agenda, boas são as políticas prescritas pelo Consenso de Washington, em que se destacam: políticas macroeconômicas restritivas, liberalização do comércio internacional e dos investimentos, a privatização e desregulamentação.
Já as boas instituições incluem: democracia, burocracia “boa”, Judiciário independente, forte proteção aos direitos de propriedade e uma governança empresarial eficiente e organizada.
Contudo, argumenta Chang, é curioso que numerosos críticos, que questionam a aplicabilidade de tais recomendações, dão como ponto pacífico que essas políticas e instituições “boas” foram efetivamente adotadas pelos países desenvolvidos quando estes ainda estavam em processo de desenvolvimento.
Será, no entanto, verdade que essas políticas e instituições recomendadas agora pelos países desenvolvidos foram de fato utilizadas em seu processo de desenvolvimento?
Chang responde que não! O objetivo do livro é apresentar vários elementos de informação histórica que contradizem a visão ortodoxa da história do capitalismo e oferecem um quadro abrangente das políticas e instituições de que os países desenvolvidos se serviram enquanto estavam em seu processo de desenvolvimento.
1.2 Algumas questões metodológicas: tirando lições da história.
O economista alemão do século XIX Friedrich List (1789-1846) geralmente é considerado o pai do argumento da indústria nascente. Ele alega que o livre comércio é benéfico entre países de nível semelhante de desenvolvimento industrial, mas não entre os que têm diferentes níveis de desenvolvimento. Como ele afirma:
“É um expediente muito comum e inteligente de quem chegou ao topo da magnitude chutar a escada pela qual subiu a