ESTUDO DE VIBRAÇÕES EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
SCHENKEL, Régis Henrique
Resumo. O presente artigo pretende mostrar a análise de vibração em motores de combustão interna, apresentando as fontes das vibrações e ruídos, mostrando também as várias amplitudes e frequências que podem atingir e, as possibilidades de controle dessas vibrações. O trabalho tem como base estudos realizados anteriormente, com a pretensão de apresentar e discutir artigos publicados sobre o assunto.
Palavras chave: vibração, motores de combustão interna, análise de vibrações.
Acadêmico de Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Rio Grande
Disciplina de Mecânica das Vibrações
E-mail: regischenkel@yahoo.com.br
1 INTRODUÇÃO
A vibração em motores de combustão interna é algo presente em qualquer situação de aplicação dos mesmos. Os problemas de ruídos e vibrações nesses motores são comuns devido a grande diversidade e quantidade de peças e componentes que compõem um motor. O virabrequim sofre vibrações transversais, laterais e torcionais, devido à dinâmica das solicitações apresentadas principalmente quando ocorre a combustão do motor. Esse trabalho tem como objetivo geral identificar e relacionar as fontes de vibração e ruídos no motor. Pretende-se também analisar a modelagem numérica apresentada pelo autor.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Motores de combustão interna
Os motores de combustão interna têm a finalidade de transformar a energia química contida no combustível em energia mecânica através da queima da mistura do combustível com ar.
A conversão de energia química em calor é através da combustão, enquanto a conversão em trabalho mecânico é realizada graças à energia do calor que permite o aumento da pressão dentro de um meio, que então realiza o trabalho na medida em que se expande.
A transmissão do movimento do pistão às rodas do veículo pode ser comparada à transmissão do movimento de um pedal à roda traseira de uma bicicleta, conforme
Fig.