fichamento chang
O texto é um fragmento do livro "Chutando a Escada: A Estratégia do Desenvolvimento em Perspectiva Histórica", de Ha-Joon Chang. O autor é um dos maiores especialistas em economia e desenvolvimento. Atualmente leciona Política Econômica do Desenvolvimento na Universidade de Cambridge. Chutando a escada é uma de suas obras mais notáveis.
O livro, lançado em 2002, discute as estratégias desenvolvimentistas dos países desenvolvidos e como eles manejaram a dificultar que outros países sigam o mesmo caminho. Chang traça diversas críticas às instituições e modelos que são propostos como fórmula de sucesso, mas que são álibis que fomentam a dependência dos países uns em relação aos outros. "[...] apesar da óbvia relevância da abordagem histórica na compreensão dos problemas do desenvolvimento na nossa época, pouquíssimas obras a têm adotado. Tal aberração é ainda mais grave na área do desenvolvimento institucional [...].” (p. 126)
Chang utiliza-se de um método historicista para comparar os países "desenvolvidos" e "em desenvolvimento" no que se dedicam a utilizar das mesmas estratégias, em especial as fórmulas neoliberais e sua efetividade na progressão do desenvolvimento.
A mensagem que fica é a discrepância na adequação dos métodos que são oferecidos segundo o exemplo das economias bem sucedidas, mas que ignoram as novas condições internas e externas dos países, direcionando-os não ao mesmo resultado de desenvolvimento, mas, muitas vezes, manipulados para uma condição de dependência.
Chang dedica-se, pois, a desconstruir a lenda do liberalismo difundida pelos Países Atualmente Desenvolvidos como modelo de desenvolvimento, criticando essa percepção de que todo Estado destina-se a uma progressão linear que