Chanchadas
Trabalho de História da Cultura no Brasil República
Niterói, 11 de Novembro 2013 CAROLINE SANT’ ANNA LOURINHO
Resenha crítica do livro: O Mundo como Chanchada
Cinema e Imaginário das Classes Populares na Década de 50
Trabalho apresentado ao professor Jorge Ferreira, como requisito parcial para a aprovação na disciplina História da Cultura no Brasil República, do curso de graduação em História da Universidade Federal Fluminense
Niterói, 11 de Novembro 2013
Em sua obra, O Mundo como Chanchada, Cinema e Imaginário das Classes Populares na Década de 50, a historiadora Rosângela de Oliveira Dias vai estabelecer as relações existentes entre este gênero cinematográfico, as chanchadas, e a visão de mundo percebida pelos que fizeram parte das massas populares do Rio de Janeiro naquele período.
A obra é dividida em três capítulos, onde a autora analisa muito bem o estilo cinematográfico, suas ramificações, origens e repercussões. No primeiro capítulo da obra, são abordados os aspectos culturais da época e o valor atribuído às chanchadas. O segundo capítulo vai mostrar a carnavalização chanchadesca abordando os meios usados pelas filmes do gênero para interpretarem o mundo das classes populares. Já o terceiro capítulo do livro vai abordar a temática da migração e da participação das mulheres nos filmes chanchadescos. Nas considerações finais a autora cria uma ponte entre as chanchadas e a situação política e econômica vigente na época.
A historiadora Rosângela De oliveira Dias,