Resenha do Filme O pagador de Promessas
Quando o movimento chegou ao Brasil, ficou “mal visto” por muitos, talvez visto como algo um tanto vulgar e por sua palavra haver várias expressões a mais conhecida foi a espanhola devido a traduzir-se para “porcaria”. A chanchada cultivava pessoas de um estilo mais diferenciado, assim obtinha um público menor. Mas mesmo com essas questões e opiniões opostas dos críticos, as das salas de cinema continuavam cheias para apresentação de cada espetáculo nas telas, sendo sucesso de bilheteria. Além do Brasil também era popular em países como Itália, Portugal, México, Cuba e Argentina.
O movimento mescla a presença de canções narrativas, e possui influência de Carmem Miranda e Francisco Alves que foram para o exterior e mesmo com influencia do cinema americano a chanchada brasileira não perdeu sua essência, sempre trazendo paródias e acontecimentos cômicos do dia a dia do cidadão brasileiro, principalmente as piadas cariocas e voltando-se para uma reflexão sobre a realidade brasileira como a problemática. Claro exemplo seria Sansão e Dalila, que na chanchada como paródia ficou “Nem Sansão, nem Dalila”.
Outro fator importante é que a Chanchada valoriza atores não profissionais e renomados, dando uma impressão de que o filme está mais natural com pessoas da “terra” e suas produções são feitas fora do estúdio com paisagens da própria natureza do lugar, trazendo mais sensação de realismo em cada cena. Com a chegada da censura os filmes puderam