CG-FID
Os detectores por ionização de chama são usados para detectar hidrocarbonetos (HC) como o metano (CH4), etano (C2H6), acetileno (C2H2), etc.
A amostra a ser analisada mistura-se com hidrogênio (H2), hidrogênio mais hélio (He) ou hidrogênio mais nitrogênio (N2). Os íons e elétrons que se formaram na chama ficam presos em um eletrodo permitindo que uma corrente flua no circuito externo. A corrente é proporcional aos íons formados, o que depende da concentração de hidrocarbonetos nos gases e é detectada por um eletrômetro e mostrado na saída análoga.
O FID oferece uma leitura rápida, precisa e contínua da concentração total de HC para níveis tão baixos como ppb.
http://hiq.linde-gas.com.br/international/web/lg/br/like35lgspgbr.nsf/docbyalias/anal_gaschrom
romatógrafo a Gás Portátil
Descrição e Uso
O Cromatógrafo a Gás Portátil é um equipamento que permite a realização de análises qualitativas e quantitativas de substâncias voláteis em determinadas situações em campo.
Embora os resultados obtidos em campo não sejam tão precisos como aqueles obtidos em análises de cromatografia a gás em laboratório, eles podem ser úteis no processo de seleção de áreas contaminadas ou até mesmo na quantificação ou identificação de algum contaminante.
Alguns cromatógrafos portáteis podem ser programados para realizar amostragens periódicas e armazenar seus cromatogramas, podendo recuperá-los posteriormente.
A Cromatografia Gasosa é uma técnica analítica utilizada para promover a separação e análise de misturas de substâncias voláteis. A amostra é