Quim Instr
Capítulo 21
1) A cromatografia gasosa é um tipo de cromatografia no qual a fase móvel é um gás. A presença de uma fase móvel gasosa torna a CG útil à separação de substancias como os compostos orgânicos voláteis que ocorrem naturalmente como gases ou podem ser colocados com facilidade em fase gasosa. A CG é útil no exame de muitas substancias voláteis que são de interesse em áreas como testes ambientais, analises forenses e atividades na indústria petrolífera.
2) Os principais componentes são:
- A fonte que abastece a fase móvel. Essa fonte costuma ser um cilindro de gás com reguladores de pressão para dispensar a fase móvel a uma velocidade controlada.
- O sistema de injeção, que em geral consiste em uma câmara aquecida dentro da qual a amostra é colocada e convertida em forma gasosa. A terceira parte do sistema é a coluna, que contém a fase estacionária e o material de suporte para a separação de componentes em uma amostra. Essa coluna fica em uma área fechada conhecida como forno, que mantém a temperatura em um valor bem definido. A q uarta parte do sistema de CG consiste em um detector e no dispositivo de registro associado a ele, que monitora os componentes da amostra que saem da coluna.
O gráfico que representa a resposta do detector em relação ao tempo decorrido desde a injeção da amostra em um sistema CG é conhecido como cromatrograma gasoso.
3) Cromatograma: é o registro gráfico de uma análise por um metodo cromatografico.Neste registro gráfico é possivel visualizar a separação dos componentes da mistura, e pelos tempos de retenção e pelas áreas dos picos podemos deteminar a concentação de cada susbstância na mistura.
- Cromatógrafo à gás: é o sistema comum para a realização de CG.Seus componentes são:
- Forno de Coluna: Contém a fase estacionária e o material de suporte para a preparação de componentes em uma amostra.A coluna fica em uma área fechada, conhecida como forno.
4) Pode ser usada na separação de misturas por