cfop introdução
1. Introdução
2. Grupos
3. CFOP de Entrada ou Aquisição de Serviço
1. INTRODUÇÃO
Os Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP são códigos numéricos que designam as respectivas naturezas das operações relativas à circulação de bens e mercadorias, bem como as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, e são consubstanciados em campo próprio dos documentos e livros fiscais utilizados pelos contribuintes do ICMS. Baseados nisso, elaboramos essa matéria, de acordo com o Ajuste SINIEF nº 07, de 28.09.2001 (DOU de 04.10.2001), e todas suas alterações.
Em face da extensão da matéria, neste Bol. INFORMARE serão relacionados os CFOP de entrada de mercadorias, bens e de aquisição de serviços e no próximo serão publicados os CFOP relativos às operações de saídas e prestações efetuadas. 2. GRUPOS
Grupo 1.000 - Entradas ou Aquisições de Serviços do Estado: Classificam-se, neste grupo, as operações ou prestações em que o estabelecimento remetente esteja localizado na mesma unidade da Federação do destinatário.
Grupo 2.000 - Entradas ou Aquisições de Serviços de Outros Estados: Classificam-se, neste grupo, as operações ou prestações em que o estabelecimento remetente esteja localizado em unidade da Federação diversa daquela do destinatário. Grupo 3.000 - Entradas ou Aquisições de Serviços do Exterior: Classificam-se, neste grupo, os códigos das entradas de mercadorias oriundas de outro país, inclusive as decorrentes de aquisição por arrematação, concorrência ou qualquer outra forma de alienação promovida pelo poder público, e os serviços iniciados no Exterior.
3. DAS ENTRADAS DE MERCADORIAS, BENS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS
GRUPO GRUPO GRUPO
1.000
2.000
3.000
1.100
2.100
DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO OU PRESTAÇÃO
3.100
COMPRA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO, PRODUÇÃO RURAL, COMERCIALIZAÇÃO OU
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
1.101
2.101