Cesário verde
- A obra do Poeta O livro de Cesário Verde foi editado por Silva Pinto, o amigo dedicado, meses após a morte do Poeta, em Abril de 1887. Esta edição era constituída por 22 poemas e apresentava-se dividida em duas secções, intituladas “Crise Romanesca” e “Naturais.”
- Contexto histórico e socieconómico Cesário nasce em 1855 período em que se verificava um enorme progresso/desenvolvimento e a modernização do sistema de transportes e comunicações. A grande inovação foi o caminho-de-ferro. Será o advento do comboio que, segundo Joel Serrão, dará começo à época contemporânea entre nós. O desenvolvimento ferroviário teve inúmeras repercussões – desenvolvimento socioeconómico – construção de estradas macanizadas – criaram verdadeiros mercados nacionais. Quase em simultâneo com o caminho-de-ferro surge a telegrafia eléctrica. Por volta de 1881 surge o telefone que permitiu contactos de natureza diversa – económica, social, cultural.
- A mortalidade no séc. XIX e suas causas O séc. XIX foi a época das últimas grandes vagas epidémicas que flagelaram o continente europeu: o moléstias infecto-contagiosas o febres de toda a espécie o cancro o cólera provocada pelas más condições higiénicas das ruas e habitações, água imprópria, má alimentação... o febre amarela provocada pelas péssimas condições de salubridade. o Tuberculose ou “tísica” – ocorria ao “cair da folha”
- A burguesia A expansão económica favorecida pela Regeneração gerara uma burguesia mais dinâmica, uma burguesia que aspira a um acesso à câmara de Pares ou à concessão de cargos prestigiados. Esta burguesia consolidou o seu poder porque diversificou as suas formas de investimento de capital: caminhos-de-ferro, abastecimento de água...
- A iluminação pública Com a vitória liberal de 1834, aumenta o desejo de melhorar a iluminação pública de Lisboa: