Cesio 137
Acidente com o Césio 147
ETEC – Extensão Apiaí
Apiaí, 22 de Abril de 2013
Fernando Aparecido dos Santos
Acidente com o Césio 147
Trabalho apresentado para avaliação do conteúdo referente a desastre que ocorreu em Goiânia em 1987, referente ao curso de Dinâmica de Sistemas, do Centro Paulo Souza de Apiaí,
Orientadodor: Profº Evandro
ETEC – Extensão Apiaí
Apiaí, 22 de Abril de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Dia 13 de setembro de 1987, data do maior desastre radioativo do Brasil e do mundo ocorrido fora das usinas nucleares. Um desastre ocorrido por grandes falhas humanas, a qual a curiosidade e a ganância levaram mais de centenas de pessoas a serem vitimas de radiação transmitida por uma única capsula de césio-137. Este acidente não é apenas um grande desastre, mas também explica a falta de Humanidade que ocorre em nosso País, seja este por falta de respeitos pelas pessoas mortas ou pela falta de apoio as famílias que sofreram com a radiação.
1 - DESENVOLVIMENTO
1. – Instituto Goiano de Radiologia, abandonado na região Central de Goiânia. Um instituto que fechou suas portas e largou dentro dele matérias com conteúdo radioativo (Césio 137), ou seja, extremamente perigoso para a saúde pública. Um material deste largado em um prédio abandonado e sem marcações nenhuma nele, virou nada mais que um jeito fácil de ganhar dinheiro como venda de sucata para ferro velho, as pessoas pela falta de informação ou até mesmo conhecimento do que se tratava a capsula a consideram uma atração por onde passava afinal a luz que o objeto radioativo exercia era realmente bem interessante.
2. - Passando de mão em mão, casa em casa, pessoas em