O uso de instalações apropriadas no manejo com o gado leiteiro
Tamires Cristina Zanoni
E- MAIL: tamirescristina.agro@hotmail.com
FATEC- Taquaritinga
RESUMO
O objetivo deste trabalho é mostrar o quanto as instalações físicas são importantes e essenciais para obtenção de um manejo de qualidade com os animais. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram levantadas opiniões confirmando que propriedades rurais que investem em instalações de qualidade para obtenção de um melhor manejo com seus animais, estão beneficiando não somente os animais, mas o manejo como um todo, pois boas instalações proporcionam bem estar aos animais, agilidade no trabalho, produção com qualidade e responsabilidade. Estas instalações não requerem altos investimentos financeiros, uma vez que o produtor pode reutilizar materiais que já dispõe em sua propriedade. Uma grande vantagem proporcionada por essas instalações, como já mencionado anteriormente, é o bem estar dos animais, consequentemente melhorando a produtividade e a lucratividade do produtor. Para que o uso de tais instalações seja otimizado, é necessário também o correto manejo das mesmas por parte dos funcionários. Dessa forma, os funcionários devem ser adequadamente treinados para que assim haja um bom aproveitamento das instalações e um manejo de qualidade.
Palavras- chave: Bem-Estar Animal. Instalações. Gado de Leite.
1. INTRODUÇÃO
De acordo com Pires (2010), as instalações físicas no manejo com gado leiteiro ou como em qualquer outra atividade, são essenciais para se obter o sucesso e a agilidade em seu empreendimento, pois instalações inadequadas, má ventiladas e excesso de dejetos no piso, dificultarão a locomoção dos animais, podendo causar dores, desconfortos e estresse.
As instalações em uma fazenda constituem um investimento do pecuarista, portanto é essencial que o mesmo seja feito adequadamente, utilizando materiais de qualidade, aumentando a durabilidade e, consequentemente, preservando o investimento.