Histologia
Ecologia
I - DEFINIÇÃO:
É a parte da biologia que se preocupa em estudar o relacionamento dos seres vivos com o ambiente.
II - CONCEITOS FUNDAMENTAIS:
Fatores bióticos (comunidade biótica ou biocenose ou biota):
São todos aqueles fatores decorrentes da ação direta do DNA, ou seja, são os fatores vivos de uma determinada área geográfica.
Um ecossistema aquático (marinho): a) algas fotossintetizantes que retêm a energia da luz e formam matéria orgânica; b) pequeninos animais flutuantes que se alimentam das algas; c) peixes pequenos que devoram organismos anteriormente citados; os
Fatores abióticos (comunidade abiótica ou biótopo ou biócoro):
São os fatores do ambiente físico que interagem com a biocenose. ex: luz, oxigênio, umidade, temperatura, seiva bruta etc.
d) animais maiores (cetáceos e peixes), predadores dos peixes pequenos; e) bactérias e fungos que decompõem os seres mortos, devolvendo a matéria inorgânica ao meio ambiente. Os fatores abióticos desse ecossistema compreendem o pH, a salinidade, a temperatura, a luminosidade e a pressão da água nesse local.
População:
Representa um conjunto de indivíduos da mesma espécie.
Ecossistema (sistema ecológico):
É um determinado local ou região do planeta em que interagem biocenose e biótopo.
Ecótono:
É uma comunidade intermediária entre duas outras. É mais biodiverso que as comunidades correspondentes apresentando um maior número de teias alimentares.
Nicho ecológico:
Representa a importância biológica da espécie dentro de uma determinada comunidade. OBS: O hábitat é o endereço da espécie enquanto que o nicho é a profissão.
O ecótono é a zona de transição e tensão entre duas comunidades diferentes, onde a flora e a fauna são, em parte, diferentes dessas regiões e, em parte, iguais. Portanto, há uma mistura dessas comunidades, com aparecimento de novas espécies de plantas, e animais nessa região. Entre a mata e o campo, por exemplo, existe uma pequena região (ecótone) onde a flora e a fauna são em