Metalicas
AUMENTAR A PRODUÇÃO DE LEITE EM PEQUENAS PROPRIEDADES
PALMAS-TO
2012
INTRODUÇÃO
A pecuária de leite no Brasil ainda exibe índices de produtividade muito precários, até mesmo nas bacias mais importantes. Apesar de possuir o maior rebanho bovino comercial do mundo, o País produz somente cerca de 12% do leite/animal/ano, com uma produtividade em torno de 3,0 litros/vaca/dia ,Embrapa- Produção de Leite no Meio – Norte.
A classe produtora carece de informações relativas a esquemas de cruzamentos, manejo alimentar e manejo sanitário que permitam a obtenção e exploração de um rebanho mais especializado na produção de leite e mais adaptado às condições edafoclimáticas predominantes na região,Embrapa.
O principal objetivo desse trabalho é mostra um pouco da realidade da pecuária leiteira no Brasil, e alguns métodos simples que faz toda a diferença no final da produção,que é diminuir o intervalo entre parto de 18 meses para 12 meses,essa redução pode aumentar em ate 50%da produção leiteira ,o manejo sanitário e reprodutivo correto faz com que a atividade leiteira se torne mais viável,e conseqüência e o aumento da produção de leite e diminuição dos trabalhos e o mais importante aumento da renda.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de mostra métodos simples na atividade leiteira que vem torna a atividade leiteira mais viável para produtores de leite da região norte do Brasil. A falta de especialização e acompanhamento tecnológico à atividade da pecuária leiteira tem sérios reflexos no custo final de produção da matéria-prima, o que tem caracterizado o leite produzido nesta região como um dos mais caros do País.
Foi escolhida a região norte porque e a região onde morramos e estamos preocupados com a baixa tecnologia usada nessa pelos pecuaristas dessa região em destaque o Maranhão e Piauí que a atividade leiteira apresenta-se ainda como uma atividade econômica secundária. Apesar de