Metálicas
CEUNSP/SP
[pic]
SALTO-2011
ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS I
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCINIO-CEUNSP
ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS I
Submetido:
Profª Fernanda Otavia Nascimento
Gislaine Mª Antonelli RGM 067113
I– Título: Dimensionamento de Peças Fletidas e Ligações
II – Objetivo: Compreender as propriedades das estruturas metálicas, suas características e habilitar o planejamento e uso dessas estruturas em projetos da construção civil.
Estudo de elementos fletidos
Um elemento metálico ao ser fletido pode apresentar diferentes modos de comportamento em função das suas características geométricas, estruturais e de carregamento, devendo ser verificados os modos de falha ou limites de resistência relacionados a:
Plastificação ou escoamento da seção (Mpl); Instabilidade global (FLT); Instabilidades locais (FLM; FLA).
A plastificação ou o escoamento da seção podem ocorrer em elementos que possuem apoios laterais suficientes para assegurar a sua estabilidade até atingirem o limite da sua resistência, seja ao escoamento seja à plastificação. A resistência à plastificação é atingida quando todas as fibras da seção transversal, em um determinado ponto, atingem a tensão de escoamento. A resistência ao escoamento é alcançada quando as fibras mais distantes da linha neutra, em uma determinada seção atingem a tensão de escoamento. Os fenômenos de instabilidade surgem devido às tensões de compressão que podem causar a instabilidade global da viga, ou a local dos seus elementos. A instabilidade global é caracterizada pela flambagem lateral acompanhada de torção da seção transversal, e as locais são caracterizadas pelas flambagens da mesa comprimida ou da parte comprimida da alma. Nas vigas I ou H quando submetidas a forças concentradas aplicadas no plano da alma, devem