cesario
A partir do verso 113 até ao 152 do poema “Nós” de Cesário Verde
1-Os ambientes urbanos são descritos de forma negativa, realça tudo o que de mau há nas cidades.
2-O sujeito poético relativamente ao ambiente urbano demonstra uma grande proximidade porque é lá que ele está apesar de ter saudades do campo e de ser lá que ele se sente bem.
3-Os recursos estilísticos que estão ao serviço desse tratamento são a interrogação da retórica, presente no vv 113 como podemos verificar na seguinte passagem, “Que pensais do país que vos atulha/ com a fruta que sai dos seus quintais?” porque demonstra a insatisfação por parte do sujeito poético para com as cidades.
Nos vv 117 a 120 está presente a exclamação o que vem acentuar ainda mais a insatisfação antes referida e que dá a entender também que o sujeito poético tem saudades do campo .
A comparação presente nos vv. 129 a 132 intensifica e clarifica a ideia de que o sujeito poético não gosta da vida na cidade , comparando-a a um círculo ou um quadrado, sem vida, sem o ritmo do vivo e do real existente no campo.
4- O sujeito poético recorda, como podemos confirmar nas últimas três estrofes, o campo, lembra os anos em que lá viveu, descreve-o e diz o que há de bom no campo e que faz falta á cidade.
Por outro lado, na prespectiva de “alguns”, o sujeito poético faz referência á banalidade com que esses alguns veêm o campo e critica-os de alguma forma por estes não saberem apreciar todas as coisas boas que o campo tem para oferecer.
5- As redes temáticas que se cruzam com o ato da escrita são as vertentes do campo e da cidade, a distinção que é feito entre um e outro, um que um tem que o outro não tem, o que há de melhor de pior…
Vocabulário hulha- substância mineral combustível, carvão de pedra. cutelarias- oficinas que vendem ou que fazem instrumentos cortantes. prosaico- da natureza da prosa. dessenta- tirar sede. madrigais- pequena composição poética em que, engenhosa e