Certificação e Gestão Ambiental
Trabalho em grupo
1. O que significa certificação da gestão ambiental?
Do ponto de vista de políticas públicas, os selos de certificação ambiental são instrumentos que se destinam a educar consumidores sobre os impactos ambientais da produção, uso e descarte de produtos.
2. Qual o seu objetivo?
Visa uma mudança no padrão de consumo e assim reduzir seus impactos negativos sobre o meio ambiente dando preferência a produtos certificados, podendo contribuir para a eliminação de atividades ilegais, predatórias ou de alto impacto sobre o meio ambiente.
3. O que significa “não conformidade”? Uma não conformidade está relacionada a processos que geraram resultado insatisfatório, ou seja, produtos não conformes, que não atendem determinado requisito como, por exemplo, no caso de normas como a ISO 9000:2008, ISO 14001, ISO/IEC 17025 entre outras.
Gerando uma insatisfação, pois esperava um determinado produto e recebe algo fora do esperado, não atendendo os requisitos cobrados.
4. O que significa comprometimento e politica ambiental?
O objetivo maior é obter um comprometimento e uma política ambiental definida para a organização. Ela não deve simplesmente conter declarações vagas; ela precisa ter um posicionamento definido e forte. O compromisso com o cumprimento é de vital importância para a organização, pois, em termos de gestão ambiental, inclusive nos moldes das normas da série ISO 14000, a adoção de um SGA é voluntária, portanto nenhuma empresa é obrigada a adotar uma política ambiental ou procedimentos ambientais espontâneos, salvo em casos de requisitos exigidos por lei, como, por exemplo: licenciamento ambiental, controle de emissões, tratamento de resíduos, etc. A política ambiental da organização deve necessariamente estar disseminada nos quatro pontos cardeais da empresa, assim havendo um comprometimento, em todas as áreas administrativas e operativas, em todos os setores de baixo para cima e de cima para baixo -