Certificação digital
Odilon José Andrietti
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Sistemas de Informação (INF17) – Segurança e Auditoria de Sistemas
17/05/2005
RESUMO
Na antiguidade, para legitimizar a assinatura, utilizava-se brasões feitos com cera derretida, hoje com a globalização e a internet, onde é possível comprar e vender a quilômetros de distância, a tecnologia deu-nos a alternativa da assinatura digital, um dado que acompanha uma mensagem digital codificada, ou informações baseada no documento como na chave privada do assinante, ou seja, a Criptografia. Existem dois tipos, como a Criptografia Simétrica onde sua função básica é o uso de uma chave secreta onde o emissor usa para cifrar e o destinatário utiliza para decifrar e a Criptografia Assimétrica onde a chave utilizada para codificar não é a mesma utilizada para decodificar. Independente de a mensagem estar ou não criptografada, o algoritmo de autenticação garante que a mensagem recebida não sofreu nenhuma alteração.
Existem algumas tecnologias utilizadas para a validação da assinatura digital como Checksun, Checagem de Redundância Clínica, Funções Hash, Algoritmos de RSA e Algoritmos de DSA.
Certificação Digital é um documento eletrônico assinado digitalmente que contem dados do seu emissor e seu titular, algumas empresas como Banco de Brasil, Receita Federal, CCD Supro fazem essa certificação no Brasil.
Palavras-chave: criptografia, certificação digital, assinatura digital.
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho será apresentado as diferenças entre assinatura digital e certificação digital, os tipos de criptografia e suas respectivas funcionalidades, os algoritmos de certificação, as funcionalidades básicas da assinatura digital e as instituições que fazem a certificação no Brasil.
2 CERTIFICAÇÃO DIGITAL
Não é possível falar de Certificação digital sem antes saber o que é a assinatura digital e para melhor visualizar isso é