Certifica O Digital
Um certificado contém as informações essenciais para associar uma entidade a qual pertence o certificado a uma chave pública. Dente as informações mais comumente presentes, podemos citar a identificação do dono do certificado, a sua chave pública, as informações referentes à autoridade certificadora que assinou o certificado, e a sua validade. Estes certificados podem tanto ser usados para identificar a entidade como para identificar níveis de permissão ou credenciais. Além disso, os certificados geralmente contêm uma assinatura digital da autoridade que o assinou e da entidade que possui o certificado, de forma que a integridade dos mesmos possa ser verificada com um nível maior de segurança.
Com a certificação digital os relacionamentos feitos através do mundo virtual ficam mais confiáveis, os usos de certificados digitais transformam uma rede insegura em uma rede segura. O usuário poderá assinar e enviar seus e-mails com maior segurança. A certificação digital garante autenticidade, integridade e o não-repúdio, ou seja, impede que o remetente negue posteriormente que tenha enviado uma mensagem. A mensagem com certificação digital tem o status e a validade de um documento, propriamente dito.
Para obter um certificado digital de pessoa física ou jurídica, escolher uma Autoridade Certificadora. Os tipos mais comercializados são: A1 (validade de um ano – armazenado no computador) e A3 (validade de até cinco anos – armazenado em cartão ou token criptográfico). A Autoridade Certificadora também pode informar sobre aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências. Além desses, há os do tipo T3 e S3, que também tem validade de até cinco anos.
Devemos confiar na Certificação Digital?
Um certificado contém as informações essenciais para associar uma entidade a qual pertence o certificado a uma chave pública. Dente as informações mais comumente presentes, podemos citar a identificação do