Agostinho
“Agostinho teve muita importância para a consolidação da Igreja. Isto porque em um momento de crise sobre posições divergentes, o seu pensamento evidenciava a necessidade de conciliar razão e fé, utilizando a filosofia como um instrumento que esclarecia ou explicava a relação do homem com Deus, ainda que nesta devesse prevalecer à fé. Também porque isso auxiliava os interesses da Igreja com relação à conversão dos pagãos ao invés de lutar contra eles, ampliando o número de propagadores da fé. E, assim com uma relativa estabilidade, a Igreja poderia expandir-se ainda mais, buscando o seu ideal de universalidade e comunidade em cristo.”
- Comentários Pessoais:
A teoria de Agostinho consiste em adquirir amplo/total conhecimento sobre determinado assunto, a ponto que quando o obtemos nos tornamos felizes, e alcançar isto é lembrar-se de Deus. Porém, o que obtemos de verdade e conhecimento são relevantes, pois o que é verdade para mim pode não ser para outra pessoa.
Através de seu conhecimento, Agostinho conseguiu agregar a igreja e a filosofia, unindo então a fé com a razão, e utilizou da filosofia para esclarecer a relação que temos com Deus.