Cerrado
Daniel Rodrigues Silva
INTRODUÇÃO
O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira, superado apenas pela floresta Amazônica. São 2 milhões de km2 espalhados por 10 Estados. — O cerrado corresponde a vegetação das savanas. Estende-se por variadas formas de relevo, que vão de depressões e chapadas sedimentares ( como a dos Guimarães, no Mato Grosso) e planaltos.Ocorre principalmente na região Centro-Oeste, aparecendo também no norte amazônico, desde o vale do rio Tacatu (Roraima) até os tabuleiros do Amapá; no litoral e interior do Nordeste; no planalto sedimentar da bacia do Paraná; na região sudeste; na Região Sul em áreas do Planalto Meridional. Seu solo é ácido, por isso precisa de correção para uso agrícola, mas é muito aproveitado para o cultivo da soja em Mato Grosso e Mato Grosso do sul, e do café em Minas Gerais.
A primeira impressão que se tem do cerrado é de uma vegetação seca, marcada por queimadas. Mas, de perto, ele apresentava toda a sua beleza de flores exóticas e plantas medicinais desconhecidas da medicina tradicional como arnica, catuaba, jurubeba, sucupira e angico. Soma-se a isso uma grande variedade de animais, como a ema e corujas. O equilíbrio desse sistema, cuja biodiversidade pode ser comparada à Amazônica, é de fundamental importância para a estabilidade dos demais ecossistemas brasileiros.
A vegetação do Cerrado tem aspectos que costumam ser interpretados como adaptações a ambientes secos (xeromorfismo), pois, estação seca é bem pronunciada, podendo durar de 5 a 7 meses, assim, árvores e arbustos têm galhos tortuosos, folhas endurecidas, casca grossa; as superfícies das folhas são muitas vezes brilhantes, outras vezes recobertas por pêlos. Outras plantas, contraditoriamente, têm características de lugares úmidos: folhas largas, produção de flores e brotos em plena estação seca.
A água não é o fator limitante do Cerrado. Descobriu-se que o solo, mesmo na estação seca, contém uma quantidade apreciável de água,