Cerimonial e Protocolo
As regras e normas de Cerimonial público estão no decreto 70.274 de março de 1992.O cerimonial já era regulamentado e praticado rigidamente desde as civilizações antigas. É uma série ou um conjunto de formalidades para qualquer ato público ou solene.
Protocolo é a regra de cerimonial diplomática.
- São normas e condutas
- Registros dos atos públicos, registros de audiência nos tribunais, de uma conferência ou deliberação diplomática.
- Registros formalizados por nações e estados.
Etiqueta é o cerimonial que abrange os estilos e costumes que devem ser observados
Tratamento é a forma de nos dirigimos as pessoas.
Precedência (ir a frente): determina a ordem ou a hierarquia de uma pessoa sobre a outra e/ou de um estado sobre o outro; relaciona-se a PRIMAZIA. A igualdade jurídica dos estados (que é a regulamentação) surge no congresso e estabelece que cada país é quem dita suas próprias leis de Cerimonial. Cada estado deve definir como vai receber seus visitantes e irá homenageá-los de acordo com seu protocolo.
Existem atos públicos solenes e não solenes; quando há toda a formalidade com a execução dos hinos o evento é solene.
Hierarquia nas empresas
Toda empresa tem seu próprio sistema hierárquico o qual precisa ser observado. O anfitrião geralmente é a pessoa de maior importância na empresa, e o ponto de partida para a formação de ordem e precedência.
Os que se posicionarão mais próximos dele serão: Os executivos mais ligados ao centro de decisão (ex: vice-presidente, diretor) e as áresas administrativas (ex: diretor ambiental, diretor comercial), se tivermos dois diretores de cada setor, pode se estabelecer a precedência observando o tema que gerou o encontro, as idades dos participantes ou de maior tempo de empresa.
Se a pessoa homenageada for de cargo mais baixo ela ficará no lugar mais próximo do anfitrião , ou seja a sua direita.
Inaugurações
- O checkilist, confecção de placa inaugural: decidir o material,