Cerimonial e Protocolo
A aplicação do Cerimonial e Protocolo deixou de ser exclusiva de Chefes de Estados e Autoridades, tornando-se uma ferramenta facilitadora para profissionais que trabalham com público.
Com o passar dos anos, a aplicação do cerimonial tornou-se mais simples, com solenidades rápidas e menor formalidade. Eventos agradáveis para quem organiza e participa.
Conceito de Cerimonial
É a rigorosa observância de certas formalidades em eventos públicos ou privados, entre autoridades nacionais ou estrangeiras:
* Posse do Presidente da República;
* Posse do Governador do Estado;
* Cerimônias de caráter civil, militar ou religioso;
* Formaturas;
* Casamentos.
Conceito de Protocolo:
É a ordem hierárquica que determina as regras de conduta aos governos e seus representantes em ocasioes oficiais ou particulares. A hierarquia existe em todas as sociedades organizadas. O protocolo também implanta método, controle e decoro para, além de regular a conduta nas cerimônias públicas e privadas, estabelecer as leis para trocas de correspondencias oficiais e privadas e, também, o modo de vestir.
Bandeiras
Colocação de bandeiras:
* A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular.
* Nenhuma bandeira de outra nação poderá ser usada sem que a nacional esteja ao seu lado direito e seja de igual tamanho, salvo nas sedes das embaixadas e consulados.
* Num dispositivo de bandeiras (mastro ou adriças), as estrangeiras deverão ficar distribuídas à direita e à esquerda da nacional, em ordem alfabética.
* Tratando-se de bandeiras dos estados da união, a ordem é determinada pela constituição histórica, mas também poderão ser distribuídas em ordem alfabética.
* Num dispositivo em que, além das bandeiras dos países participem bandeiras de estados, municípios e entidades, a ordem será a seguinte: país, estado, município e